domingo, 18 de setembro de 2011

Lembrança da Partida de Silo




Em 16 de setembro lembra que fez-se 01 ano do falecimento de Mario Rodríguez Cobos, Silo – pacifista e nobel da paz, fundador do Humanismo Universalista e inspirador da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência, palestrante da Décima Cúpula dos Prémios Nobel da Paz realizada em 11 de novembro de 2009 em Berlim, Alemanha.

A Comunidade para o Desenvolvimento Humano, a Convergência das Culturas, o Centro Mundial de Estudos Humanistas, o Partido Humanista e o Mundo sem Guerras e sem Violência são organizações, entre outras frentes de ação, inspiradas pelo Humanismo Universalista, corrente de pensamento fundada por Silo e que convoca à luta contra toda forma de violência e discriminação, indicando a necessidade de uma transformação social e pessoal simultâneas baseadas na coerência e na solidariedade.

Em 2002 Silo lançou A Mensagem de Silo, composta pelo livro chamado também "Olhar Interior"; A Experiência (cerimônias: Oficio, Imposição, Bem-estar, Matrimônio, Proteção, Assistência, Morte e Reconhecimento) e "Caminho": Um conjunto de reflexões e sugestões. A Mensagem de Silo aborda a espiritualidade e o sagrado. Atualmente a Mensagem se expande através de comunidades que propagam cerimônias e ensinamentos de Silo.



Também foi iniciativa de Silo o projeto Parques de Estudo Reflexão para formação de ativistas e irradiação  da metodologia da não-violência no mundo. Em países tão diferentes quanto Filipinas, Moçambique, Brasil, Alemanha, Bolívia, México, Espanha, Itália, Índia, Chile, Colômbia, Hungria e Estados Unidos, os ativistas se reuniram nesses espaços dedicados ao estudo, ao autoconhecimento e à não-violência para celebrar a vida de um homem cujas ações transcendem esse espaço e esse tempo.



Sua primeira aparição pública aconteceu em 4 de maio de 1969, com a arenga "A Cura do Sofrimento", em que lançou as bases para a formação do Movimento Humanista, em plena ditadura militar na Argentina.





Sua última aparição pública ocorreu no encerramento da Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência, que partiu da Nova Zelândia, em 2 de outubro de 2009 e terminou em Punta de Vacas, Mendoza, Argentina, em 2 de janeiro de 2010. Essa ação inspirada por Silo transformou-se em uma grande mobilização planetária para exigir o desarmamento nuclear mundial, o fim das guerras, a retirada das tropas invasoras dos territórios ocupados, além de criar consciência sobre os diversos tipos de violência exercidos pelo sistema e a violência interna que precisa ser desarmada em cada um através do compromisso com a não-violência.



Sua obra inclui os títulos O Olhar Interior (1980), A Paisagem Interna (1981), Humanizar a Terra (1989), Experiências Guiadas (1989), Contribuições ao Pensamento (1991), Mitos, Raízes Universais (1991), Cartas a meus Amigos (1993), O Dia do Leão Alado (1993), Dicionário do Novo Humanismo (1996), Fala Silo (1996), Apontamentos de Psicologia (2006).

Nenhum comentário: